quarta-feira, 30 de setembro de 2015

"MULHERES DE AREIA" NO VIVA




Um dos maiores sucessos da dramaturgia da Globo em todos os tempos, a novela “Mulheres de Areia”, de Ivani Ribeiro – das gêmeas Ruth e Raquel, vividas porGlória Pires -, ganhará nova reprise, desta vez no Viva. O canal decidiu por esta novela para substituir “Despedida de Solteiro”, exibida na faixa das 15h30. Curiosamente, à época da apresentação original de “Mulheres de Areia” (em 1993), ela também entrou no lugar de “Despedida de Solteiro”.
Mulheres de Areia” já foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” em duas ocasiões: entre 1996 e 1997 e, mais recentemente, entre 2011 e 2012. Sinal dos tempos atuais de patrulha politicamente correta, para a reprise vespertina de 2011, a Globo alterou a abertura da novela, disfarçando a nudez da (então) modelo Mônica Carvalho. Resta saber se o Viva usará a abertura alterada ou a original dos anos 90.
Todas as vezes em que foi exibida, “Mulheres de Areia” fez sucesso. Na apresentação original, até cogitou-se mudar a novela do horário das seis para as sete. Para esta produção, que teve direção geral de Wolf MayaIvani Ribeiromesclou duas antigas novelas suas: a “Mulheres de Areia” original, da TV Tupi (1973-1974), com Eva Wilma vivendo as gêmeas, e “O Espantalho”, produzida pelos Estúdios Silvio Santos em 1976 e exibida posteriormente nas TVs Tupi, Record e TVS.
Por: Nilson Xavier

Próxima novela das 21h será romance recheado de aventuras, diz autora




Sai a favela fictícia do Morro da Macaca, entra em cena uma história de amor impossível à beira do rio São Francisco. "Velho Chico", novela escrita por Edmara e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Ruy Barbosa, estreia em março, substituindo "A Regra do Jogo" no horário das 21h. A decisão foi tomada na última sexta-feira (25), num almoço entre Benedito, o diretor Luiz Fernando Carvalho e o diretor-geral da Globo Carlos Henrique Schoreder.
A trama é descrita pela escritora como "um romance recheado de aventuras, encontros e desencontros", que vai girar em torno de duas famílias rivais que vivem à beira do rio São Francisco. "Uma família de latifundiários que lida com suas terras e com o rio da maneira tradicional, e outra que se opõe a esse modo de lidar com a terra e com a água, que busca, contra a vontade do coronel, encontrar o equilíbrio entre o homem, a natureza e a forma de produção. Os filhos dessas duas famílias se apaixonam, desencadeando uma verdadeira guerra entre as duas famílias rivais", adianta.

fonte: UOL

Globo comemora números do primeiro mês de "A Regra do Jogo"



Completando um mês no ar no horário nobre da Globo, a novela "A Regra do Jogo" tem dado índices satisfatórios a emissora.
 
Segundo dados obtidos em primeira-mão pelo NaTelinha e confirmados pela Central Globo de Comunicação, a novela protagonizada por Alexandre Nero e Giovanna Antonelli fechou com boa margem de liderança em todas as principais praças do Brasil que tem audiência medida pelo Ibope. 
O maior índice é em Florianópolis, com 36 pontos de média com 57% de participação. O número é 6 vezes maior que o índice da segunda colocada - a Record - que registrou média de 6 pontos. Em Porto Alegre, o resultado é parecido com a capital de Santa Catarina. A diferença para a segunda colocada é mais do que 4 vezes, com a Globo fechando com 31 pontos contra apenas 7 pontos da Record. 
 
Em Salvador, "A Regra do Jogo" registrou 27 pontos neste primeiro mês, mais do que 2 vezes o índice da segunda colocada, a Record, na faixa de confronto. O mesmo acontece em Fortaleza, onde a novela de João Emanuel registrou 25 pontos contra 11 pontos da Record. 
 
Em São Paulo, principal praça do Brasil, os números apontam que a Globo teve 25 pontos de média neste primeiro mês no ar de "A Regra do Jogo", contra 13 pontos da Record. No Rio de Janeiro, a Globo teve 27 pontos contra 13 da Record, mais que o dobro de diferença.
 
No Painel Nacional de Televisão, a novela registrou 25 pontos, enquanto a segunda colocada, a Record, registrou 11 pontos. A menor diferença ente a primeira e a segunda colocada em uma praça é em Goiânia, onde a Globo obteve 19 pontos contra 14 do SBT, vice-líder na cidade - 43% de diferença. Entre Globo e Record, a menor diferença é em Recife, onde a Globo está na frente com 21 pontos contra 13 da Record - 62% de diferença entre ambas.

fonte: NA TELINHA 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PÚBLICO PREFERE FUGIR DA REALIDADE


Nesta quinta-feira (24/09), a Globo deu mais uma cartada na tentativa de tentar estancar a crise que tomou conta de seu prime-time (entenda a novela das 9). Frente à baixa aceitação de “A Regra do Jogo” (lançada há quase um mês) – refletida no Ibope aquém do esperado, que a faz perder para a concorrente “Os Dez Mandamentos”, da Record -, Silvio de Abreu, o atual todo-poderoso da dramaturgia da emissora carioca, derrubou a atração substituta: não será mais a novela que vinha sendo escrita pela dupla Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari(que tinha o título provisório de “Sagrada Família”).
Silvio avaliou que essa próxima atração, com uma temática realista e urbana envolvendo uma família com tradição política, não caberia bem em pleno período de eleições, no ano que vem. Cogita-se que a mais forte candidata seja uma trama rural que Benedito Ruy Barbosa tem reservada há anos: “Velho Chico”, ambientada às margens do Rio São Francisco.

Muito se tem especulado sobre os motivos que levam o público a ainda não ter embarcado na história de João Emanuel Carneiro. Avaliada como uma boa trama, com potencial, bem escrita, em uma produção e elenco de primeira, “A Regra do Jogo” parece seguir a mesma linha da novela anterior, “Babilônia”, que naufragou na audiência, teve sua trama modificada na tentativa de ajustar-se ao gosto do público, e terminou desfigurada e com baixo Ibope.
As duas são histórias realistas, que se passam no Rio de Janeiro, tendo comunidades como um dos cenários principais, uma boa dose de violência e tramas fortes. Mas parece que o público não anda muito interessado em realismo e violência na televisão, neste horário, uma vez que a realidade já dói demais nos noticiários, diante da forte crise econômica e política pela qual passamos. Uma das maiores reclamações é a repetição de ambientação (favela + Rio de Janeiro) e temáticas (realidade + violência urbana).

Isso é sinalizado através da boa recepção de “Os Dez Mandamentos”, uma obra com forte carga fantasiosa, de época, muito distante da realidade do brasileiro contemporâneo. Em menor escala, também é percebido através da boa recepção da novela das seis da Globo, “Além do Tempo”, um folhetim rasgado, de época, com um “toque sobrenatural”. Ainda: o sucesso recente da reprise vespertina de “O Rei do Gado”, de Benedito Ruy Barbosa, novela realista mas de temática rural, que levantou questões sociais pertinentes, como a reforma agrária.


Faz muito tempo que a Globo não exibe um respiro de surrealismo em seu principal horário de novelas. Na década de 1990, foram 10 novelas das oito que se passavam no Rio de Janeiro ou São Paulo atuais, contra 7 produções que fugiam desse universo urbano realista e contemporâneo: de época (“Terra Nostra”, de Benedito), de ambientação rural (“Renascer” e “O Rei do Gado”, de Benedito), ou em cidades fictícias no interior com surrealismo (“O Fim do Mundo” de Dias Gomes, e “Pedra Sobre Pedra”, “Fera Ferida” e “A Indomada”, de Aguinaldo Silva).
Com a decisão de Aguinaldo de não mais escrever histórias interioranas, e os problemas de saúde de Benedito, esse número caiu para 2 na década seguinte: “Porto dos Milagres”, de Aguinaldo, e “Esperança”, de Benedito. Glória Perezainda contribuiu com suas histórias com boa dose de fantasia (ainda que calcadas no realismo) em países exóticos (“O Clone” e “Caminho das Índias”). Em resumo, as últimas vezes que a fuga da realidade esteve no horário das nove da Globo foram em “Porto dos Milagres”, em 2001, e em “Esperança”, em 2002. Com Glória – ainda que seja uma autora que prima pela realidade e que discute problemas sociais – “Caminho das Índias”, em 2009, e, mais recentemente, “Salve Jorge”, em 2012-2013 (que, bem lembrado, tinha favela).
A fuga da realidade urbana não garante o sucesso: a baixa repercussão de “Esperança”, uma história de época, em 2002, afastou Benedito (com problemas de saúde) do horário nobre por mais de dez anos. Agora é a chance de termos novamente seu texto sensível e escapista que no passado já abalou a hegemonia da Globo: lembra do Velho do Rio e da moça que virava onça em “Pantanal”, da TV Manchete, em 1990? Afinal, o escapismo da realidade é um dos alicerces do folhetim.

Por: Nilson Xavier, especialista de comentários em teledramaturgia.

Pastor usa voz de Silvio Santos para arrecadar dinheiro


Olha só a que ponto chega a picaretagem. Parece que para determinados senhores não existem limites quando se trata de enganar o próximo. A cada dia surge uma façanha diferente.
No domingo, ouvimos o protesto do Fausto Silva, aqui e em outros vários espaços repercutidos, sobre o indevido uso da sua imagem num "remédio para emagrecer". Uma "campanha" deflagrada nas redes sociais, com todos os malefícios que isso fatalmente possa causar.
Hoje somos surpreendidos com a informação de que um pastor, com horários comprados em emissoras de Santos, usa trechos do Silvio Santos em programas do Teleton, claro que indevidamente, para arrecadar fundos para a sua igreja. É um safado ou não é? E isto em uma das maiores cidades do litoral brasileiro, vizinha a São Paulo.
Algo que chega a ser indecente e revoltante, mas que vai continuar acontecendo porque as emissoras de rádio e TV, em todo o Brasil, estão cada vez mais ocupadas por esse tipo de gente.
Por: Flávio Ricco

O VELHO CHICO





Globo decidiu que não colocará mais a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, até então batizada de "Sagrada Família" (título que está sendo revisto) na sequência de "A Regra do Jogo", em março de 2016.
 
Agora, segundo adiantou a coluna Canal 1, a emissora optou por lançar a trama que Benedito Ruy Barbosa escreve em parceria com sua filha Edmara e o neto Bruno, "O Velho Chico", que se passa às margens do rio São Francisco.
 
Originalmente, a ideia seria exibir a novela às 18h, mas agora irá para as 21h.
 
Como pano de fundo da história, a transposição do rio e conflitos de fazendeiros da região, algo mais tradicional e que pode ser um tiro mais certeiro para a Globo, que vem tentando produzir tramas diferenciadas e a audiência vem caindo no principal horário da dramaturgia.
 
A última novela de Benedito Ruy Barbosa no canal foi "Meu Pedacinho de Chão", no ano passado, remake da trama homônima de 1971.
A trama foi elogiada pela crítica e teve a direção de Luiz Fernando Carvalho. Este, aliás, também vai dirigir "O Velho Chico", uma exigência de Benedito. O único ator confirmado até o momento é Antônio Fagundes, também exigência do novelista, que escreve um personagem especialmente para ele.
 
Em 2015, para comemorar os seus 50 anos, a Globo escalou a reprise de "O Rei do Gado" no "Vale a Pena Ver de Novo" e conquistou médias surpreendentes, por vezes ultrapassando os 20 pontos, algo semelhante ao que "A Regra do Jogo", num horário onde o número de televisores ligados é maior, costuma registrar.
 
"O Rei do Gado" é de 1996 e tem o texto de Benedito Ruy Barbosa, o que pode ter contribuído para a inversão de folhetins em 2016.
 
Já a trama que Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari preparam ficou para depois de "Velho Chico".

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

"O EXORCISTA" DE 1973


Recordista de mau agouros, a franquia de terror "O Exorcista", iniciada em 1973, conta com 13 maldições em seu currículo, segundo apontam correntes de cinéfilos da web. Muitas tragédias ocorreram com pessoas conhecidas dos envolvidos da produção, por exemplo, o ator Max von Sydow, que atua no papel do padre Merrin, soube assim que começou a gravar que seu irmão havia morrido. Além disso, a equipe técnica sofreu com 'eventos paranormais', que culminaram com o dedão decepado de um carpinteiro da cenografia por ele mesmo e mortes violentas, como a de um vigia noturno morto a tiros
Leia mais em: 

Você sabia? Selfies já matam mais que ataques de tubarão


Tendência cada vez mais forte, o hábito de tirar selfies já é mais perigoso do que nadar ao redor de tubarões. As informações são do portal F5, da Folha de S.Paulo.
De acordo com a reportagem, um levantamento realizado pelo site Mashable apontou que o número de mortes "provocadas" por selfies já supera o de óbitos causados por ataques de tubarões.
 
O estudo indica que, somente neste ano, 12 pessoas perderam a vida enquanto faziam um autorretrato. No mesmo período, tubarões mataram 8 pessoas.
 
O último acidente com selfies aconteceu na última sexta-feira (18), quando um turista japonês de 66 anos morreu ao tirar uma foto sua no Taj Mahal, na Índia. Ele caiu de uma escada e não resistiu.

fonte: UOL

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

65 ANOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA








É HOJE






Ousadia da Record em exibir novela totalmente gravada pode custar caro


Em se tratando de televisão, é sempre muito importante tomar o pulso do público. A audiência manda. Isso é fato. No caso de uma novela, então, com cento e tantos capítulos para exibição, recomenda o bom juízo que ela vá ao ar ainda durante o processo de gravações. Caso alguma coisa saia dos trilhos ou encontre rejeição junto ao público, haverá a possibilidade de contornar o problema. É assim que funciona.
Tudo isso para informar que essa proposta da Record, em pegar uma novela totalmente gravada, "Escrava Mãe", e botar no ar pode ser visto como algo ousado, mas, também, bastante arriscado. O SBT já se machucou com isso.
O perigo é muito grande. Pode dar certo, mas também pode não dar. É um tiro no escuro, com a perigosa ameaça de jogar por terra o que foi conquistado por "Os Dez Mandamentos".
E aí não vai ter reza que resolva.
Por Flavio Ricco.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A ESCOLHIDA


Paolla Oliveira foi a escolhida, entre muitas outras indicações e candidatas para ser Tancinha na nova leitura de "Sassaricando", vivida pela Claudia Raia na primeira. E a novela, na fila das 7, vai mesmo se chamar "Haja Coração".

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

DE VOLTA A GLOBO



Depois de oito anos retorna a Globo o novelista Lauro César Muniz autor de grandes novelas das décadas de 70 e 80. A Globo já tem todo um esquema de trabalho armado para ele. De acordo com o que foi acertado com Silvio de Abreu, inicialmente, o Lauro vai entregar um projeto de minissérie sobre o compositor Carlos Gomes, e logo depois preparar uma novela para as 21 horas, ainda sem data de exibição fixada.

Este retorno do Lauro César, entre outras razões, tem como objetivo reforçar o outro lado da balança. Assim como houve a necessidade de se lançar uma série de jovens autores, também existe a preocupação de não deixar a experiência de lado. O Lauro vai se juntar ao grupo dos mais rodados, Aguinaldo Silva, Benedito Ruy Barbosa, Glória Perez...


Dentre algumas obras do autor: "Os Gigantes", "O Casarão", "Roda de Fogo", "Um Sonho a Mais" e "O Salvador da Pátria"

Há cerca de oito dias atrás fiquei sabendo do retorno do novelista à Globo e estava louco para comentar neste blog, visto que, achava um desperdício Lauro César Muniz na Record que não tem tradição de novelas marcantes.

SporTV tem 11 das 12 atrações mais assistidas na TV paga


O futebol está literalmente comendo a bola na TV por assinatura. Dos 12 programas mais assistidos em agosto, 11 foram partidas de futebol exibidas pelo canal SporTV.
O imenso predomínio do canal ocorreu em partidas campeãs de audiência exibidas entre os dias 8 e 30 de agosto.
Curiosamente, o SporTV só não teve um mês "perfeito" porque, apesar de ter 11 dos 12 programas mais vistos, não ficou com a gloriosa primeira colocação do mês.
O programa mais assistido foi o blockbuster "Os Mercenários 3", exibido no dia 1º de agosto.
O filme com Sylvester Stallone, Jason Statham, Wesley Snipes e a bela e graciosa --porém perigosa-- Rounda Rousey, registrou 5,04 pontos de média no Painel Nacional de Televisão (PNT), onde cada ponto representa 233 mil domicílios sintonizados.
Em segundo lugar, com 5,02 pontos de média, ficou a partida Atlético MG 2 x 1 Palmeiras, válida pelo Campeonato Brasileiro.
Apesar de os dois canais mais vistos da TV por assinatura serem respectivamente Discovery Kids e Cartoon (SporTV é o terceiro), o programa infantil mais assistido no mês passado ficou apenas na 15ª posição, com "Meu Amigãozão".
FONTE: PORTAL UOL

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Record e SBT ameaçam Globo no ibope? Nem sonhando


Várias colunas, inclusive esta, têm mostrado nos últimos dias como o elevado ibope de "Os Dez Mandamentos", da Record, tem atrapalhado o horário nobre da Globo. E não só em São Paulo mas em outras capitais do país.
A novela bíblica vem batendo 20 pontos de média em SP, e isso fez a Globo mudar sua grade na semana passada, para não prejudicar "A Regra do Jogo". Uma das táticas foi espichar o "Jornal Nacional". Sim, a Globo mexeu na grade. Mas isso significa de alguma forma que a emissora tem sua liderança no ibope ameaçada? Nem sonhando, caros leitores e leitoras.
Dados inéditos de audiência obtidos por esta coluna exibem, pela primeira vez, o tamanho da hegemonia da Globo não em pontos de ibope, nem em participação no universo de TVs ligadas (share), mas sim em minutos de liderança isolada.
Vejamos: entre 1º de janeiro e 31 de agosto último passaram-se exatos 349.920 minutos.
Acontece que, desses 349.920 minutos, a Globo foi líder isolada, sozinha, inconteste em "meros" 333.750 minutos.
Ou seja, a TV Globo em 2015 ficou isolada em primeiro lugar em audiência por nada menos que 95,37% do tempo.
Surpreendentemente, a despeito do sucesso atual da novela bíblica da Record, a segunda emissora que mais tempo ficou como líder isolada foi o SBT, com 9.093 minutos em 1º lugar (2,59% do ano)
Nota: a maior parte desses milhares de minutos se deve a uma atração com nome e sobrenome: "Programa Silvio Santos".
A Record vem apenas em terceiro lugar, com 7.010 minutos (2,02%) em primeiro lugar. E muitos desses minutos são obtidos não em horário nobre, mas às tardes, com o "Balanço Geral" e o "Cidade Alerta", por exemplo.
Em quarto lugar vem a Band, com apenas 67 minutos em primeiro lugar isolado --ou 0,01% de 2015.
RedeTV!, Cultura ou TV Gazeta não lideraram em nenhum momento do ano.
Mas, usando casas decimais, o bicho pega, e pega 95,37% a favor da Globo.
O tamanho da liderança da Globo é, além da programação esmerada, outro argumento que explica a imensa concentração que a emissora tem nos bilhões de reais do mercado publicitário brasileiro.
Então, quantos outros sucessos consecutivos como "Os Dez Mandamentos", "Cúmplices de um Resgate" ou "Carrossel" seriam necessários para diminuir essa distância "bíblica"?
Pelo jeito, talvez nem em 40 anos esse deserto chegue ao fim. 

FONTE: Ricardo Feltrin colunista do UOL

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

GLOBOMARCAS LANÇA "RAINHA DA SUCATA" EM DVD



Som Livre relança o set da novela “Rainha Da Sucata”, um grande clássico exibido pela Rede Globo em 1990. Escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando, “Rainha da Sucata” desvela o contraste entre o universo dos ricos emergentes e o universo da elite decadente. Essa comparação ganha vida no contraponto entre as personagens Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) – que enriqueceu com o negócio do pai – e Laurinha Figueroa (Glória Menezes) – socialite em decadência social e econômica. O elenco de “Rainha da Sucata” conta ainda com grandes nomes como Tony Ramos, Lima Duarte, Nicette Bruno, Antônio Fagundes e Claudia Raia. A novela fez tanto sucesso que foi exibida em diversos outros países como Angola, Canadá, Chile, Estados Unidos e Paraguai.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CONFUSÃO A VISTA


A Globo, via “Domingão do Faustão”, está com uma promoção intitulada “Quer ser o novo galã?”. O próprio Fausto Silva é quem faz a propaganda de forma regional convidando o telespectador. E é para aparecer em uma novela da Globo mesmo. Até ai tudo bem, mas, do jeito que as pessoas estão fazendo de tudo para aparecer na mídia, até vender a própria alma, imaginem a confusão que não vai ser. Quanto mais que é na Globo.

FESTIM DIABÓLICO






Assisti ontem pela TELECINE CULT o filme “Festim Diabólico” da década de quarenta e colorizado por computador. Já haviam algum tempo que desejava ver o filme, porém, ontem, me deliciei com esse suspense do genial Alfred Hitchocock. Na sinopse Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima. Uma obra filmada entre quatro paredes, em preto e branco, com poucos atores, mas capaz de prender a atenção do começo ao fim. Alfred Hitchcock foi o autor da façanha. James Stewart, Farley Granger ótimos.
Originalmente conhecido por “Rope”, “Festim Diabólico” é um filme estadunidense de 1948, do gênero suspense, dirigido por Alfred Hitchcock, baseado em peça teatral de Patrick Hamilton.
O final é inesperado, mas vale a pena assistir.


Data de lançamento23 de agosto de 1948 (Canadá)