quarta-feira, 4 de maio de 2016

A EVOLUÇÃO DA TELEVISÃO NO BRASIL










televisão é hoje em dia instrumento indispensável nos domicílios brasileiros. Porém, isso só é possível nos dias de hoje graças a um homem, Assis Chateaubriand. O jornalista, e hoje membro da Academia Brasileira de Letras, inaugurou a primeira TV no dia 18 de setembro de 1950. O primeiro canal de televisão do Brasil foi a TV Tupi, em São Paulo.
Após os primeiros passos de Chateaubriand com a televisão, outros canais começaram a surgir na sequência. A TV Tupi do Rio de Janeiro foi fundada em 20 de janeiro de 1951. A Tv Record foi outra que seguiu os passos do fundador da televisão e foi criada em 1953, sendo logo seguida pela TV Rio, em 1955.
Em 1959, apenas nove anos após a instalação da primeira televisão no Brasil, os avanços começavam a surgir. Com o surgimento da Tv Continental, no Rio de Janeiro, o vídeo-tape começou a ser utilizado no Brasil. Já nos anos 60, em 1965, os primeiros passos do que é hoje a Rede Globo de Televisão comearam a ser dados. A TV Bandeiras veio logo na sequência, já em 1967.
A década de 70 é marcada pelo fechamento de muitas emissoras pela ditadura, TV Rio por exemplo. Porém, nem tudo era preto e branco naquela década. Em março de 1972, era lançada a primeira TV a cores do Brasil.
A década de 80 começou de maneira trágica para a história da televisão brasileira. Em julho daquele ano, era fechada pelo governo a TV Tupi, pioneira no ramo das emissoras de televisão no Brasil. Pouco depois, em 1981, Silvio Santos surge com o SBT. Em 1993, a Rede Manchete é inaugurada. Ela seria posteriormente, em 1999, vendida, dando lugar a RedeTV!. Para fechar a década de 80, em 1989, a TV Record é vendida a Edir Macedo que funda a Rede Record de Televisão.

Revolução dos anos 2000

Depois de 50 anos desde a sua fundação, a televisão passou por diversas mudanças, tanto estruturais, técnicas e de conteúdo. Os anos 2000 inauguraram não uma emissora nova, mas sim um gênero novo de programas: os reality shows.
O primeiro a causar alvoroço entre os telespectadores foi o No Limite, da Rede Globo. O SBT não ficou atrás e lançou a Casa dos Artistas. Mas o maior sucesso do gênero, e que até é populares entre os brasileiros é o Big Brother Brasil.

Nenhum comentário: